20 jul 2016
DIY

Como aplicar estêncil em madeira ou como deixar uma peça linda!

Aii que saudade de trazer mais uma móvel repaginado pra cá, gente! E aí, tudo beleza com vocês?

Compartilho hoje mais uma aplicação de estêncil, mas numa peça, tipo “buffet” em Mdf. O Mark, amigo, designer e programador do blog me pediu um help pra dar uma cara nova pra pecinha que ele encomendou a um marceneiro. O Mark é um criativo que cultiva um lar todo arrumadinho no apê dele. Bem organizado, tudo no seu lugar e com detalhes que ele mesmo fez. Masculino, o apê tem aquela paleta amarelo com cinza que é quase impossível de dar errado. E o apê também é escritório.

16

17

Mas a pecinha veio em ótima hora já que faltava mais espaços de armazenamento. Ele escolheu o modelo retrô, com portas e gavetas, com espaço bacana pra guardar livros e outras coisas.

1a

A peça estava assim, crua, então o trabalho seria mais demorado e bem cuidadoso. Retirei as gavetas, desinstalei as portas e comecei.

2

Por conta dos materiais que o Mark tinha, comecei preparando a peça aplicando o Fundo Nivelador Sintético, o velho e bom Primer. E sintético porque aplicaria Esmalte Sintético por fora. Já dei as dicas que aprendi sobre estas combinações aqui ó.

3

Já nas gavetas e portas, apliquei o Fundo Nivelador à base de água porque iria usar tinta acrílica nelas e esta é melhor e mais indicada pra usar no estêncil. Quer dizer, tudo à base de água pra mim é melhor pra trabalhar. 5

Voltando. Pintei a pecinha toda com Esmalte Sintético na cor amarela e ela já começou a mostrar toda sua graça 😀 O acabamento ficou ótimo, cobertura excelente. Mas é preciso esperar bastante tempo pra secar no nosso caso, que pintávamos a peça num apê. Geralmente deixo dois a três dias porque por mais que a superfície esteja seca ao toque, as camadas por baixo ainda estão úmidas.4

A tinta acrílica que usei foi a mesma que usei na reforma do apê da minha irmã (vem aqui relembrar, ficou lindeza!) Sobrou um tom de cinza com pitadas de ocre da reforma e caberia certinho na combinação da peça. Não queria um cinza “duro”, mas um pouco mais quente pra ficar mais harmônico com o amarelo. Pintei então, as portas e gavetas que foram preparadas com o Fundo Nivelador à base de água.

6

Aí depois de três demãos em cada parte e tudo sequinho, chegou a hora de aplicar o estêncil! Já falei deste material no último post do blog, tá bom? Sou apaixonada pelas possibilidades que ele me oferece. E a quantidade de modelos é enorme. Separei o modelo “Julieta” da Stencil Decor e segui a mesma regra de aplicar na parede. Escolhemos aplicar o estêncil num tom mais claro que a base das portas e gavetas, o que foi simples de fazer, bastou misturar um pouco de tinta acrílica branca na sobra da tinta. A ideia era destacar o desenho do estêncil, mas sem chamar taaanta atenção assim. Passei o rolinho na tinta, tirei bem o excesso pra ele não ficar tão molhado, estiquei o estêncil nas peças e apliquei.

7

Depois de seca (e a tinta acrílica seca rapidinho) apliquei verniz fosco/mate em spray. Foram duas camadas.

10

Enquanto esperava secar, fui forrando as gavetas com sobras diversas de papel de presente que tinha aqui e cola branca. O papel é fino, então deu um enrugada aqui e ali, mas cobriu bem. Ah e também apliquei o verniz em spray pra impermeabilizar o papel. Aparei o excesso com estilete afiado e arrematei estas pontinhas com cola branca.

9

Tudo sequinho, hora de voltar com as portas, prateleiras internas…

11

Com a rotina corrida, fui e voltei ao apê do Mark mais de uma vez, mas penso que em dois dias seguidos de trabalho uma peça como esta fica pronta. O que demora mesmo é só o tempo de espera da secagem. Mas aí ela lindona! O Mark colocou a peça no corredor e ficou maravilhosa!

12

Os pés ficaram como no original, já eram cobertos com laminado ocre claro e ficou assim. Por dentro, as prateleiras ficaram brancas mesmo.

14

Adorei o resultado!

15

13

18

E mais uma cliente amigo satisfeito!

19

E vocês gostaram? Comenta aqui e bora proseáá! Um beijo, gente, até já!

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *