Como fazer flor de papel

Ta dáá! Nem é tão surpresa assim, né? Mas prometi te trazer um PAP e sou gente boa, trouxe. Vou compartilhar contigo o que aprendi: como fazer flores de papel. Cê viu as que coloquei no meu Ateliê, né? Então, vou te mostrar como fiz e fica à vontade pra fazer igual. Acho uma excelente opção pra uma decor barata, pra festa, quarto de criança e locais de criação. É fácil, rápido, cheio de cor e barato. Há tempos tinha visto alguns modelos circulando pela net e quis experimentar. Os materiais que escolhi pra fazer uma florzinha mais firme foram:
-Cartolina dupla face de diversas cores. Compra da mais molinha. Eu escolhi a vermelha, dois tons de verde, marrom e preta.
-Fita banana
-Linha grossa ou barbante
-Tesoura
Bora lá. Primeiro comecei pelas folhas. Segue o que eu fiz e a sequência de fotos:
1- Cortei um retângulo de cerca de 10cm X 15cm. Mas você pode fazer maior, menor, fica ao teu critério. Contanto que seja um retângulo.
2- Em seguida, dobrei ao meio no sentido vertical.
3- Cortei como se fosse cortar um coração, uma “meia gota”.
4- Observa que na parte de cima, “entrei” um pouco a tesoura. Fiz um picote inclinado.
5- É pra fazer esta abertura que vai dá a forma da folha.
6- Daí só é colar.
7- Outro detalhe: você pode deixar a ponta da folha como esta. Retinha.
8- Mas se quiser fazer uma curvinha, deixando a folha mais orgânica, só é entrar com a tesoura de leve.
9- Aí as duas diferentes 🙂
Pra fazer as flores também é moleza. Mais sequência explicadinha:
1- Cortei 20cm da largura da cartolina e cortei toda a altura dela.
2- Fui dobrando pra dentro e pra fora, dentro e fora, na largura de um dedo mais ou menos. Quanto menor você fizer, mais dobradinha vai ficar a flor.
3- Depois de “sanfonar” toda a cartolina, dobrei ao meio. Aí a foto.
4 – Onde ela ficar tortinha é a marcação.
5- Aí é a hora de amarrar uma linha ou barbante. Aperta com firmeza, mas não muito, tá? Isso vai segurar pra você abrir a florzinha.
6- Juntei as pontas do lado esquerdo e cole.
7- E depois, juntei as pontas do lado direito e colei as duas. Eu segurei com um clipe pra colar melhor. E a flor tá praticamente pronta!
Agora vamos aos frufrus. Se quiser fazer algum desenho, não é difícil. São apenas cortes diferentes pra montar o desenho que você quiser. Eu te explico:
8- Nesta etapa que a gente amarra o meio da cartolina sanfonada é a hora de dar os detalhes. Repara que nas pontas, eu cortei mais na diagonal, tá vendo? Não tá reto. Isso faz com que, quando a gente abra a flor, ela fique com o efeito estrelado.
9- Se quiser que nelas apareçam formas vazadas, dá um picote neste sentido aí, meio triângulo invertido.
10- Quando a gente abre, aí o resultado!
11- Esta outra fiz a mesma coisa, mas mudando o desenho na hora de cortar. Arredondei as pontas e fiz formas ovais nos picotes.
12- Frufru pouco é bobagem, então quis fazer um miolinho. Cortei um círculo maior marrom e outro menor preto. Colei o preto no marrom e apliquei a junção com fita banana na flor.
13- Ta dáá! Tá pronta!
E pra colar na parede, pega a fita banana. Banana é aquela meio espuminha, viu gente? A dupla face não segura, eu fiz o teste. Espalhei pedaços da fita banana pela flor e folha e depois grudei na parede. Montei a distribuição de como queria no chão, tirei uma foto e fui colocando na parede depois. Tudo certinho! Acho que colore, enfeita e deixa mais lúdico o ambiente. Por vezes paro o que tô fazendo e fico viajando, olhando pra elas…
Espero que tenha sido útil e que você enfeite sua parede, ao menos um pedacinho dela. Leva mais cor praí pra dentro <3 Quem fizer me mostra, viu? Beijo, amorecos!