7 de outubro de 2015

Como fazer horta em canecas e em locais pequenos

em Artes

Pra alguns isso é um calo. Digo “alguns” me incluindo. Já te falei que moro num apê pequeno e sem varanda, né? Oxe, sabe não? Eita, cadê tu lendo minhas prosas por aqui? 😀 Pra completar, as janelas e basculantes têm as redes de proteção por conta dos bichanos. Mas mesmo assim, não desisti (e de repente a trilha de missão impossível começar a tocar)

Se você tem casa com jardim, troféu joinha pra ti. Se tem apê com varanda, outro troféu, se não, só tem uma sacadinha meia boca de janela de apê, outro troféu, mas quá, porque é daí que vão vir opções criativas e úteis pro espaço. A primeira é clássica: vasinhos pequenos nas sacadas ou alguma parte da casa que tenha sol por mais de três horas por dia. O porém desse esquema é que as plantas não vão desenvolver por completo, claro, por conta do tamanho. O Alecrim, por exemplo é um arbusto e pode chegar a mais de um metro de altura. Mas mesmo assim é possível cultivá-lo.

1Se tem varanda, pra ocupar menos espaço, a opção vertical é super boa. Fica ali no cantinho da parede com luminosidade abundante e na hora da rega é bom tirar as plantas dos vasinhos, escorrer todas e recoloca-las. Reaproveitar na decor já virou regra, então, vidros de conserva, palmito e etc pra pequena horta. A ideia dos cartões escritos à giz é massa também. Agora, aí entra um detalhe importante: os vidros precisam ser furados pra água pode escorrer e isso pode ser feito com uma furadeira e a broca diamantada. Mais pra frente de explico.

2Pra quem pode utilizar toda a varanda, caixinhas, vasos e floreiras na própria grade ou parede. Mas sem espaço? Mais uma ideia de horta vertical. Vidros (com furo no fundo) + braçadeiras + pedaços de madeira. Pra prender as braçadeiras o princípio é o mesmo deste painel multifuncional que já fiz.

3E a minha, meu povo? São miudinhas, mas limpinhas e com amor. A primeira trouxe da Ikea de Thiais, na França e foi uma visita e tanto! A Ikea é de enlouquecer qualquer fi de Deus. Quase caio dura e já tinha deixado avisado: ” Marido, se morrer, plis, me creme e me esparrame pela parte das cozinhas.” Aviso dado, comprei meu kit horta da Froer por 6 euros. Vem com as latinhas em zinco, bandeja, os discos de terra e adubo, as sementes de tomilho, coentro e orégano.

Sem Título-1Não vem com furo do fundo pra escoar a água então eu fiz com furadeira e broca pra metal. Mesmo não sendo plantas que gostam de terra encharcada, preferi furar pra se caso pesar a mão, a água escorrer a não matar a planta.

12

 

Mas tinhas uma canecas velhas, trincadas que não serviam mais pra o uso tradicional, então, resolvi fazer outra parte da horta. Mas pra receber as plantas, um furo precisa ser feito. Pra furar vidro e porcelana com furadeira é necessário usar uma broca diamantada. Um dos formatos é este aí. Observa que há uma “textura” na ponta? É isso que garante o furo em porcelana e vidro. É mais cara que uma usada em madeira, concreto, mas nada que doa o bolso.

14

Pra usar a broca, não precisa de força. E não pode ser usada na função “Martelo” da furadeira, já que esta é pra pressão, em lugares “pesados” como paredes. Vai furando sem fazer força e aprendi que precisa ir molhando a broca quando começar a sair o pó da peça. Isso faz com que a broca dure mais. Mas ó, já te digo, demooora. É preciso paciência, minutos à fio pra ir furando. No início vai escorregar até fazer uma mínima profundidade, por isso, apoia onde você achar melhor, tanto a peça quanto a furadeira. Mas dá certo!

10As canecas vão ficar penduradas na área de serviço, assim que o projeto dessa parte da casa tiver pronto, compartilho. Forrei o fundo com manta, argila expandida pra não deixar a terra escorrer e as sementes. Agora é só esperar brotar.

11Nas canecas vão Manjericão, Alecrim, Salsa e Cebolinha e na horta do kit da Ikea saem Orégano, Tomilho e Coentro. O Coentro foi o mais assanhando e dias depois do plantio começou a crescer rápido. Nem todas as sementes de Orégano vingaram, as que sim, brotam lindamente e também adicionei mais às novas que comprei, vamos esperar pra ver o resto. Já o Tomilho original não brotou, então, consegui sementes novas e uma muda! Olha que lindeza! Na ordem: coentro, orégano e tomilho.

13O Coentro não gosta de muuuita água, mas precisa de solo úmido, boa luminosidade e sol pra ter mais sabor. Não suporta climas frios. O Orégano também gosta de muita luz e sol algumas horas por dia. Pode ficar até dois dias sem água. É do tipo que não gosta nem de muita nem de pouca. E o tomilho? Ai, pera, vamo ilustrar pra ficar melhor:

8Aqui não pode faltar Manjericão e Alecrim.

7

6

Também adoro Cebolinha e Salsinha.

9

Pronto. Opções de onde, como e o quê cultivar dentro de espaços pequenos. Não tem mais desculpa pra gente não ter nossa horta agora, néamm? Eu que o diga!

Beijos!