Como fazer suporte para planta em Macramê

“Já sei! Vou pendurar no teto da sala!” Daí lembrei que o teto é de gesso rebaixado e precisa de muito cuidado pra furar. “Ok, então penduro na parede atrás do sofá!!” Lembrei de novo que tenho 3 bichanos amorecos endiabrados que não aguentam ver nada pendurado que pulam. Então eu #shorayyy sem ter muitas opções pra colocar este projetinho de DIY aqui no apê. Como sou moçoila legal, mesmo sofrendo este amargor, vim compartilhar ideias bacanas que encontrei.
A técnica é um tipo de tecelagem manual com linhas grossas, cordões ou cordas e não utiliza agulha, apenas os dedos. Os pontos vão sendo formados por nós e outros trançados. A palavra Macramê, de acordo com a galera que estuda muiiito veio do árabe “migramah” e os relatos sobre sua existência são desde a antiguidade. O que durante o tempo veio sendo utilizado na confecção de tecidos, mantas, redes, apliques, pulseiras e colares, hoje é traduzido para a decoração. Quem aí já não viu os suportes para plantas tão fofinhos? Acho uma gracinha com direito à aperto da bochecha!
Fuçando pela net a gente descobre coisas lindas feitas para sustentar pequenas plantas, principalmente as suculentas, xodós da geral e os mini cactos. Os cordões de algodão são mais utilizados para vasinhos menores e mais leves e os de náilon, desses que a gente usa em varal, para plantas maiores e mais pesadas.
Os vasinhos podem ser pequenos, redondos, cestinhas, latas, uma lâmpada velha, copos ou garrafinhas.
Se não tiver segurança no cordão que você for usar, olha esta dica: colocar canudinhos de plástico na base e nas laterais pode ficar mais firme.
O projetinho não é difícil e se errar, basta desfazer o nó. Encontrei este no Skinny la Minx um site muito bacana escrito pela Heather Moore e traduzi pra compartilhar prazamigues. Primeiro escolha o tipo de cordão e depois disso você deve cortar 4 pedaços com 2 metros de comprimento.
Em seguida é só passar pelo anel e quando isso acontece, os 4 cordões se formam 8.Depois junta tudo e faz um nozão.
20 cm abaixo do nozão, separa o cordão de 2 em 2 e faz nozinhos.
A partir daí, uma dica: é bom pendurar o suporte em algo, uma maçaneta por exemplo pra poder não se perder em tanto nó. Eu, míope e estabanada seria fácil, é nó pra lá, nó pra cá… Então, meça mais 20 cm a partir dos nozinhos e junte um cordão de um com um cordão do outro até fechar o ciclo. A redinha já começa a ficar pronta. Repara na foto:
Em seguida só é fazer mais um nozão com todas as pontas. Esta é a base pra segurar o vasinho. Ah e se você usou o cordão de náilon, lembra de queimar rapidamente as pontinhas. E tá pronto!
Olha quanta belezura!
Assim que achar algum lugar que não corra o risco do teto cair na minha cabeça ou que esteja a salvo dos meus zamuris capetinhas eu mostro aqui, tá bom? Mas se fizer, mostra pra mim?
Bjbj!