1 de março de 2016

Como fazer um cesto para roupas

Em DIY

Entre outras taaaantas coisas, tô por aqui me dividindo entre os projetos de interiores dos clientes, a criação de um novo negócio, os projetos daqui de casa, ou melhor, daqui do apê que agora tá na fase “cozinha”. Ou seja, preciso adquirir dois cérebros, seis mãos, duas novas colunas e mais dez horas pro meu dia. Como tá por aí contigo? Correria também? Isso é bom, confesso. Porque é não estar ocupado e sim produtivo, né não? E é pra colher mais pra frente com muita coisa boa, assim espero.

Daí topei com esta ideia fácil e resolvi compartilhar. Serve pra área de serviço e que também pode ser adaptada pra quartos infantis, banheiros maiores e por aí vai. São cestos para roupas, mais discretos e menores, o que, quem mora em apê pequeno como a gente, muito gosta.

A gente só precisa de um pedaço de madeira cortado em círculo, com o diâmetro que a gente escolher; rede de arame encontrada em casas de materiais de construção ou então de produtos agrícolas, rodízios com parafusos, grampeador de estofador e tecido.

Primeiro, corte ou peça já pra o marceneiro que te passou  a madeira cortar o círculo do tamanho que você escolher. É com aplicar verniz, ou então se quiser dar uma cor. Aqui só foi usado o betume pra escurecer mais um pouco.

1a

Em seguida é preciso envolver o arame ao redor do círculo pra saber onde cortá-lo. Aí também é hora de decidir a altura do seu cesto.

2a

Depois, feche o cilindro de rede de arame com as próprias partes do arame que sobraram.

3a

4a

É preciso deixar uma sobra na parte inferior. É que ela vai ser dobrada e fixada com o grampeador de estofador, repara:

6a

Em seguida é só prender os rodízios. Presta atenção pra o tamanho do parafuso, tá bom? Pra não ultrapassar a madeira, ficar uma ponta saindo e desfiar as roupas.

5a

Aqui é a hora de forrar a estrutura de arame com um cesto de tecido. E penso que é mais fácil fazer o cesto de arame a partir das medidas do de tecido que você encontrar. Mas caso seja difícil encontrar um saquinho de tecido já todo no jeito, dá pra fazer. É a mesma lógica dos cachepôs de tecido pra plantas. A diferença são as medidas, tanto da base e principalmente da altura que vai depender da medida do arame que você escolher colocar. Pra fazer o cachepô, dá uma olhada deste PAP todo mastigadinho da querida Fran do Lá de Casa.

Depois do saco de tecido pronto é só encaixar.

8a

9a

Olha que massa? Adorei!

10a

Os cestos assim são mais delicados e ocupam mesmo espaço. Super penso em adotar. Beijo, gente!

Projeto e fotos via.