20 de janeiro de 2016

Como fazer um painel de recados com rolhas

em DIY

A gente estava se despedindo lá em Paris. Era mesmo um dos últimos dias juntos com estes amigos mais que queridos que fizemos por lá. O casal também estava voltando ao Brasil, assim como a gente, com o fim do Doutorado Sanduíche. A gente pra Bahia e eles pra Pelotas. Daí surge uma sacolinha entupida de rolhas que eles não sabiam o que fazer… se deixavam por lá, se jogavam fora, mas essa, definitivamente não era uma boa ideia pra o monte de rolhas de vinhos, espumantes, champanhes que eles beberam ou nós também juntos 😀 Eram uns pedacinhos de ótimas lembranças da vida deles por lá, cada garrafa tinha sido aberta pra algo bom, o que aconteceu com muita frequência no tempo em Paris. Ainda bem.

Aí pedi pra mim. Prometi que faria algo e que entregaria aqui no Brasil. Ótimo pretexto pra gente se encontrar. Ou eles subiam pra Bahia ou a gente descia pro Sul. Então, lancei mão das rolhas e de uma moldura de quadro em Mdf. Comecei cortando cada uma na metade com um estilete bem afiado.

1

DICA

Se quiser cortar rolhas com maior facilidade, das duas, uma: ou você pode colocá-las de molho na água por 10 minutos, aí ela vai ficar mais molinha pra cortar. Ou então ferver água e na panela, colocar um escorredor de macarrão com as rolhas dentro. Deixar ali por 10 minutos, como se fosse cozinhas as rolhas no vapor. O vapor também vai amolecer as rolhas que ficam mais fáceis de serem cortadas.

Voltando. Depois de cortar as rolhas na metade, montei o desenho na base da moldura. Fui criando um desenho tipo “espinha de peixe” e comecei a colar pelo centro e deixando as rolhas sobrarem na lateral. Depois iria aparar as bordas.

2

Enquanto secavam, pintei a moldura com o amor de nós todos, a tinta em spray.

3

Depois, cortei os excessos das rolhas nas beiradas. Não me preocupei, porque as marcas do estilete iriam ficar cobertas pela moldura.

4

E prontinha! Painel com rolhas cheias de memórias pra afixar recados e lembranças.

7

Ah, antes que esqueça: nos espaços vazios entre uma rolha e outra, fui cortando pedaços das que sobraram no mesmo sentido do desenho e completei. Ainda preguei outro ganchinho pra ser usado também na vertical.

6

E conforme prometido, vou entregar este mimo pessoalmente: tô saindo de férias por alguns dias e vamos pra essa região que a gente adora, o sul do nosso país! E de lá, vamos pra outros lugares incríveis que claro, te conto. Se quiser acompanhar mais uma volta minha por esse mundão, chega aqui no Instagram, fica à vonts. Já já volto pra contar mais esta viagem, claro! E na volta, coisas boas nos esperam. Mesmo. Um beijo grande e peraí que eu volto!