27 de maio de 2016

Como fazer um suporte para câmera fotográfica com cano de Pvc

em DIY

E aí, todo mundo, como vamos?

Já tava aqui no ponto pra postar no início dessa semana os tutorais de projetos super bacanas que tenho feito por aqui. Mas aí, sabe comé, a vida vem lá e PEIIII! Um código, um código miúdo deu uma pane no blog que pra descobrir, demorou. Tudo resolvido, estoy aqui pra te mostrar esse tutorial mais que interessante!

Se já tá por aqui há algum tempo, sabe que já falei que marido também é jornalista como eu e um criativo. É diretor de fotografia no cinema, professor de cinema e realizador. Já já segue pra outra viagem por esse Brasilzão pra filmar outros mundos. Aí tava na maior agonia precisando de um suporte bem específico pra quem trabalha com fotografia e filmagem, o Kit fig/top handle.

Como ele já tinha investido em novo equipamento, lentes, a grana evaporou e nada do suporte. Então, ele buscou alternativas e acabou encontrando este passo-a-passo com canos de pvc pra fazer o suporte. O kit é uma mão na roda, tanto pra quem filma, porque permite muito mais liberdade durante a realização quanto pra quem fotografa, pelo mesmo motivo e ainda a possibilidade de fazer fotos em ângulos mais diferentes. Então, anota aí os materiais. É tudo muito simples!

MATERIAIS:

Dois pedaços de cano de Pvc de 3/4 com 2cm

Um pedaço de cano de Pvc  de 1/2 (meia polegada) com 10 cm

Dois pedaços de cano de Pvc de 3/4 com 12 cm 

Um pedaço de cano de Pvc de 3/4 com 14 cm

1 “T” para cano de 25mm

2 “Caps” para cano de 25mm 

3 joelhos de 90 graus para cano de 25mm

Tinta spray da cor que preferir

Um parafuso pequeno com rosca borboleta

Quatro parafusos pequenos, com até 1,5cm de comprimento

Cola para cano

Cola de resina epóxi 

Um punho de plástico para bicicleta

Uma placa fina de alumínio com 15cm de comprimento por 10cm de largura

Furadeira

Lixa 200, régua, marcador

1

Depois de cortar cada pedaço de cano é preciso lixar as rebarbas. Fiz assim, em movimentos circulares com o próprio cano.

2

Todos os canos preparados, hora de fazer a base. Observa a foto. Conectei aos joelhos, o pedaço de cano de 2cm e colei ao T. O pedacinho pequeno de cano serve como um conector mesmo, deixando a ligação mais segura. Antes disso, passei cola no pedacinho de cano. Ah, o T tem de estar com a saída pra cima, beleza?

4

3

Com esta parte pronta, colei os dois pedaços de cano com 12cm.

5

E em seguida, colei os caps nas extremidades.

6

Com a base pronta, marquei os furos que iam receber a placa de alumínio.

10

Dica importante

Pra segurar a câmera na base é necessário fazer um furo maior por onde o parafuso pequeno com rosca borboleta vai passar e segurar a base da câmera. Câmeras semi ou profissionais vem com um orifício na base pra o encaixe de tripé. Cada câmera tem uma posição, por isso, o que eu fiz pra furar no lugar certo, foi desenhar, contornando a câmera na placa de alumínio e medindo as distâncias das laterais até o furo. Pronto, assim fica certinho. Mas mais pra frente te mostro de forma mais clara.

Furos feitos na base, encaixei o pedaço de cano de 14cm na saída do T. Reforcei com cola por fora também.

7

No fim desta parte do cano, conectei o último joelho de 90 graus com a saída virada pra frente e encaixei o pedaço de cano de 10 cm. Depois pintei com tinta em spray preta fosca. Olha a imagem:

8

Depois da tinta seca, colei o punho de bicicleta com a própria cola pra cano. O punho é fechado em uma das extremidades, então não precisa de acabamento.

Untitled-9

Outra dica importante

O parafuso pequeno com rosca tipo borboleta precisa ser fixado na rosca, colar mesmo. Então, a cola de resina epóxi (Aradilte) resolve. Colamos o fundo da rosca com a parte logo abaixo da cabeça do parafuso.

11

E aqui como ele deve ficar, com a rosca e cabeça virados pra baixo e parafuso encaixando na câmera. Repito, cada câmera tem seu furo, é preciso medir antes.

12

Câmera segura e tá pronto! Olha que massa, gente!

13

14

Um suporte que ajuda e muitoooo a galera do audiovisual ou mesmo quem faz por hobby! Firme, seguro e com mais liberdade pra filmar/fotografar!

15

16

É isso gente, até já! Tem mais um DIY com cano de pvc muito massa pra compartilhar já! Beijo e me espera que eu volto!

18