9 de maio de 2016

Como fazer uma mesinha com canos de cobre

Em DIY

Eita saudade, povo meu… Há tempos não vinha aqui com um tutorial do jeito que a gente gosta: criativo, fácil e econômico. Mas vislumbro mudanças lindas e posts mais ainda pra este bloguinho que vos fala. Já te disse há tempos que muita coisa aqui tá mudando, ateliê, sala, cozinha e claro que vai rolar muito passo-a-passo pra compartilhar. Não só daqui de casa, mas das casas dos clientes dos projetos de interiores que tenho feito. Demora, um projeto não nasce da noite pro dia, são diversas fases até ter foto bonitinha pra gente postar. Mas se vocês estão comigo, eu vou bem <3 Antes de ir atualizando e mostrar onde tenho botado a minha mão na massa, trouxe este tutorial que adoro! Então, se tá precisando de mesinha lateral, pra área interna, externa, aquele cantinho que precisa de amor e cor, vem comigo! Vamos aprender como fazer uma mesinha com canos de cobre, ebaa! Aí os materiais.

1

Anota aí pra comprar direitinho:

6 pedaços de cano de cobre de 16mm de diâmetro com 35 cm de comprimento

2 pedaços de cano de cobre de 16mm de diâmetro com 25 cm de comprimento

2 pedaços de cano de cobre de 16mm de diâmetro com 15 cm de comprimento

6 pedaços de cano de cobre de 16mm de diâmetro com 7,5 cm de comprimento

6 “Tês” conectores de 16mm de diâmetro

8 joelhos/cotovelos de 16mm de diâmetro e ou 8 curvas com 90° de angulação

Um pedaço de madeira de 40cm de comprimento por 35cm de largura e 2cm de espessura. A minha xodó, Pinus, pode ficar perfeita.

4 parafusos pequenos

Fita adesiva

2

Hora de cortar os canos. Se não tiver como cortar em casa, como é o meu caso, pede na loja mesmo pra cortar ou então, levar os canos em um serralheiro pode ser uma boa opção. Depois dos pedaços cortados, vamos montar. Essa dica eu aprendi há tempos com mainha que adora montar e desmontar as coisas da casa. Aí ó, tive a quem puxar. Mas o tutorial também lança mão da boa e velha fita adesiva pra melhorar a aderência quando encaixar um peça na outra.

3

Pra fazer as laterais da mesinha, a gente precisa montar um quadrado duas vezes. E este quadrado da seguintes forma (vai observando a imagem, beleza?)

Separe dois pedaços de 35cm. Nas duas extremidades de cada, encaixar os joelhos/cotovelos. Serão ao todo, quatro joelhos encaixados.

Pra lateral esquerda, vamos seguir o sentido de baixo pra cima. Primeiro, encaixe o pedaço de cano de 25cm no joelho. Na extremidade do cano de 25cm, encaixe um T conector virado pra cima. Complete a lateral encaixando um pedaço de cano de 7,5cm no T conector e a extremidade desse cano no joelho. Tudo na lateral esquerda, sacou?

Agora vamos pra lateral direita, de baixo pra cima. No joelho, encaixe um pedaço de 7,5cm em seguida encaixe um T conector neste pedaço. Depois, neste T, encaixe um pedaço de cano de 15cm. Na sequência, outro T conector, nele, outro pedaço de 7,5cm e por fim, este pedaço deve ser conectado ao joelho.

Tudo certo por aí? Uma lateral tá pronta. Agora a gente repete o processo pra fazer mais uma lateral. Ao todo, duas laterais.

4

Depois só é encaixar os últimos 3 pedaços de cano de 35cm nas aberturas dos T conectores. E a peça deve ficar assim como na imagem.

5

Depois da base pronta há duas possibilidades de fixação do tampo de madeira. Uma é furar os canos antes pra encaixar os parafusos e perfurar a madeira. E outra é como o tutorial sugere: colocar a madeira por cima e parafusar por baixo dela, junto as laterais do cano, pra evitar com o que tampo se desloque. Observa a imagem. Já vi projetos assim, dá super certo. Lembrando que o parafuso não pode ultrapassar o tampo superior da madeira, beleza?

6

O acabamento fica assim, com os parafusos por baixo. Lindona esta mesa petit!7

E aí pronta! A mesinha de cano de cobre com tampo em Pinus, prática de fazer e sem firulas. Vou aplicar este tutorial num projeto lindão de uma cliente especial nas próximas semanas, prometo voltar pra te mostrar. Vale também ser canos de pvc, pintado, colorido, com o tampo da mesa também ou o tampo revestido por tecido, hein? Variação é o que não falta pra esta peça que sim, vai pra minha lista de execução e de xodó! Um beijo, gente!

8

Tutorial e fotos via.