9 de abril de 2014

Como pintar em porcelana

Em DIY

O título daria no mesmo de “quem descobriu o braseeel?” porque a técnica não é nova e tu vai pensar: “Aloww, nê, atualiza?” Mas eu simplesmente ADHORO! É super possível, prático, fácil, rápido e dá pra gente viajar criando… ain gente, eu adoro de verdade e se deixar toda porcelana daqui de casa ganha um frufru.

Não lembro bem onde vi a primeira porcelana pintada, mas esperava fazer um pra mim logo que descobri. Vi que os desenhos eram feitos ou com uma tinta própria ou com uma canetinha, a Creative Maker, da Compactor. Aqui encontrei das canetinhas e em apenas quatro cores por R$ 9,40 cada nas papelarias maiores.

Porcelana4

Durante tempos pela net achei ótimos exemplos e inspirações. Descobri a Jess Quin no Esty e adorei as criações dela, além do blog.

Porcelana1Mais fofura <3

Porcelana2 Foto daqui

E vi que nem precisava ser uma peça lisa. Com porcelanas já estampadas o efeito é tão lindo quanto.

Porcelana3Fotos daqui

A primeira vez que fiz, ano passado, foi com pratos de sobremesa. Tirei os dois do nosso conjunto, um bem baratinho que compramos num supermercado. Quase nem usava mais. Daí fiz minha nuvenzinha, improvisei um gancho com arame e cola epóxi e pendurei na parede.

Porcelana10

A segunda experiência, foi uma caneca branca pra complementar o presente de amigo secreto que participei na agência onde trabalhava. Lembra que fiz esta bandeja pra casa nova do Peuzão?

Porcelana8

Então, aproveitei e fiz a caneca com pontilhismo. Desenhava horrores assim quando criança e saia doidinha vendo ponto em tudo.

Porcelana9

Aí, um amigo querido me dá de presente um bule de porcelana lindo que ele comprou numa feira de antiguidades no RJ e eu abro o buáá com isso. Junto com o bule, mais seis xícaras pequenas brancas e não deu outra, pensei, vou customizar! Primeiro limpei tudo com um pano seco, mas você também pode usar álcool pra tirar qualquer gordurinha. Depois fui desenhando cada uma, com o que já vi e fiz a minha maneira, com o que inventei, com o que já tinha feito.

Porcelana5

Depois dos desenhos prontos, coloquei as xícaras no forno dentro de uma assadeira comum a 160 graus por uma hora e meia como indica na caneta. Tem gente que põe numa temperatura maior e por menos tempo, mas desde o primeiro fiz assim e deu certo. Deixei esfriar fora do forno e tá pronto! Não solta quando lava, confia!

Porcelana6

Porcelana7

Quem fizer mostra pra titia aqui, tá bom?

Bjbj!