09 abr 2014
DIY

Como pintar em porcelana

O título daria no mesmo de “quem descobriu o braseeel?” porque a técnica não é nova e tu vai pensar: “Aloww, nê, atualiza?” Mas eu simplesmente ADHORO! É super possível, prático, fácil, rápido e dá pra gente viajar criando… ain gente, eu adoro de verdade e se deixar toda porcelana daqui de casa ganha um frufru.

Não lembro bem onde vi a primeira porcelana pintada, mas esperava fazer um pra mim logo que descobri. Vi que os desenhos eram feitos ou com uma tinta própria ou com uma canetinha, a Creative Maker, da Compactor. Aqui encontrei das canetinhas e em apenas quatro cores por R$ 9,40 cada nas papelarias maiores.

Porcelana4

Durante tempos pela net achei ótimos exemplos e inspirações. Descobri a Jess Quin no Esty e adorei as criações dela, além do blog.

Porcelana1Mais fofura <3

Porcelana2 Foto daqui

E vi que nem precisava ser uma peça lisa. Com porcelanas já estampadas o efeito é tão lindo quanto.

Porcelana3Fotos daqui

A primeira vez que fiz, ano passado, foi com pratos de sobremesa. Tirei os dois do nosso conjunto, um bem baratinho que compramos num supermercado. Quase nem usava mais. Daí fiz minha nuvenzinha, improvisei um gancho com arame e cola epóxi e pendurei na parede.

Porcelana10

A segunda experiência, foi uma caneca branca pra complementar o presente de amigo secreto que participei na agência onde trabalhava. Lembra que fiz esta bandeja pra casa nova do Peuzão?

Porcelana8

Então, aproveitei e fiz a caneca com pontilhismo. Desenhava horrores assim quando criança e saia doidinha vendo ponto em tudo.

Porcelana9

Aí, um amigo querido me dá de presente um bule de porcelana lindo que ele comprou numa feira de antiguidades no RJ e eu abro o buáá com isso. Junto com o bule, mais seis xícaras pequenas brancas e não deu outra, pensei, vou customizar! Primeiro limpei tudo com um pano seco, mas você também pode usar álcool pra tirar qualquer gordurinha. Depois fui desenhando cada uma, com o que já vi e fiz a minha maneira, com o que inventei, com o que já tinha feito.

Porcelana5

Depois dos desenhos prontos, coloquei as xícaras no forno dentro de uma assadeira comum a 160 graus por uma hora e meia como indica na caneta. Tem gente que põe numa temperatura maior e por menos tempo, mas desde o primeiro fiz assim e deu certo. Deixei esfriar fora do forno e tá pronto! Não solta quando lava, confia!

Porcelana6

Porcelana7

Quem fizer mostra pra titia aqui, tá bom?

Bjbj!


12 respostas para “Como pintar em porcelana”

  1. Meg Sousa disse:

    vou fazer pra ontem.. ♥

  2. Márcia Cordeiro disse:

    Posso falar? Queria dar um perdido no trabalho agora só pra comprar as canetinhas e começar a brincadeira! Adorei Eva!!! Bjosss

  3. Shirley de Queiroz disse:

    Você pode até achar que é uma coisa do tipo “quem descobriu o Brasil”, mas juro que eu não sabia e tava doida pra fazer uma caneca customizada. Achei que era mais difícil, vernizes e tinta especial e tal… Valeu, Eva!

  4. Yara Aguilar disse:

    Que lindeza!
    E não tem a mão boa?! Kkkk…
    Gostei da técnica dos pontinhos!
    E fiquei pensando…não sai mesmo?!
    Acho que não teria coragem de usar nem lavar uma coisa linda dessas!!
    Beijús!

    • Eva Mota disse:

      Hahahha ihh Yarinha, desenhava demais, moça, perdi o traço hoje, antes era muito melhor! Vou tentar achar algumas coisas pra te mostrar. Sai não moça, relaxa, os meus nunca saíram. Faz e me mostra se fizer, viu? Um bjão!

  5. ticiane disse:

    Adorei!!! Já tenho até as canetinhas, mas atá agora nada! Agora com essas fofuras fiquei animada!!! Até as crianças já querem desenhar….que tal um pratinho na parede??? Hum!!! Volto pra te mostrar! Conheci seu blog há pouco, mas tô amando….a baianidade nagô tb ajuda muito! Bj

    • Eva Mota disse:

      Mulher do céu! Somos onipresentes! Estamos lá e aqui de vez hahaha #dãã Oo que eu fico feliz, viu? Obrigada demais por passar por aqui <3 E acabei de ver o teu blog tb e achei lindo e já morri de amor e tb já sei que tu também é baiana! Mais amor ainda!
      Um beijo grande e vamos nos visitar, então!

  6. Priscila Serato disse:

    Oi Eva! Adorei!! Vou testar!! Me tira uma dúvida, será que depois de pintadas as porcelanas podem ser lavadas na lava louça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *