3 de julho de 2014

Corujamania (Moldes e tutoriais)

Em Sem categoria

Tem gente que acha que ela dá sorte. Outros, que dão azar. Ainda, que é símbolo de sabedoria. Eu não achava nada disso, só queria ter uma coruja pra mim porque sempre achei um trein fofo. Queria ser uma Harry Potter do sertão e ter minha Edwiges por perto. Pra quem adora bicho ou  já teve e criou desde cabritinho até camarão (te juro) ter uma corujinha não podia ser difícil (depois volto só pra falar dos meus pets nada comuns de criar). Por várias vezes quando ia fazer reportagem na zona rural, topava com alguma corujinha tomando conta do seu ninho. Geralmente via as marrons claras, mais comuns aqui na região, mas quando vi uma branquinha, zoiudinha olhando pra mim, me desmanchei. Quase saí correndo atrás. Ela, parada me fitando com aquele ar sério, só faltou falar: “Eu, hein, fia, vaza daqui que num te quero.”

Comecei a costurar corujinhas da mesma forma que comecei a costurar feltro e minhas primeiras fofurices há quatro anos: por meio do pedido de uma amiga. Era um móbile cheio delas, pequenas com olhinhos de botão como as que postei no Instagram do Ateliê (Segue não? Ahh, vem!) Depois disso comecei a costurar as Corujitas de tecido que fazem muito sucesso. E o mais interessante é que não é a criançada quem mais gama na bichinha, mas sim a mulherada. Que liindo! Desde a minha primeira almofada, muita coisa mudou. A costura melhorou, acabamento tá perfeitinho, né por nada não 😀 Me soltei na criação, junção de cores, estampas e adoro promover misturas ousadas, vibrantes, porém com delicadeza e harmonia. Em breve, mas muito em breve mesmo, novas Corujitas vão estar na nova lojinha virtual prontas pra voar pro teu lar. Eu te aviso pela Fanpage e por aqui, tá bom?

Coruja6

Antes disso, titia aqui vai ser muito, mas muito legal e te passar vários links com moldes de corujinhas. E gratuitos! Depois de fuçar anos fui acumulando moldes. Depois de postar algumas fotos das Corujitas, muita gente pediu molde e tutorial. Então, aqui está. Não só um, mas vários!

Primeiro, te apresento o New green mama, blog da Jen Kline. Cotidiano, família, fotografia, culinária e costura são alguns dos temas abordados pela Jen. A lista de tutoriais é grande e nela não há um, mas dois tutoriais de corujinhas! Para ver o PAP da corujinha Hootie, basta clicar neste link. O post tá em inglês, mas as fotos estão bastante explicativas. E o molde tá logo abaixo da foto.

Coruja1

MOLDE CORUJA HOOTIE

A segunda corujinha que a Jen disponibiliza é a Cuddly Owl, ou “coruja fofinha”. Ela usa o tecido tipo pelúcia pro corpo e por isso a chama assim. Acessando aqui você vê o passo a passo todo explicadinho por ela mais um vez. O molde tá abaixo da foto.

Coruja2

MOLDE CORUJA FOFINHA

Quem é gente boa e compartilha coisas legais como a  Jen é a Jhoanna Aranez, do One red robin. Ela é da Austrália, mora em Hong Kong. É designer e ilustradora, além de crafter. Pena que o One red robin acabou. Mas a Jhoanna segue com seu trabalho por aqui (lindo por sinal) com ilustrações e outro projetos. Ela criou e compartilhou o molde da corujinha “Oh oh” que tem essa carinha de “ounnti, mãezi, me dá denguinho”. Não tem o PAP no post, mas com o molde e pelas fotos dá pra se guiar. Não é tão difícil.

Coruja3

MOLDE CORUJA OH OH

Voando pra França, temos a “Chouette” ou, coruja, do blog Cré-enfantin. Você pode fazer uma família com elas, basta imprimir a imagem em tamanhos diferentes. Esta corujinha é uma fofura que só, mas não tem molde em partes nem PAP. Precisa só ter mais destreza na costura pra poder pespontar o rostinho à máquina com precisão. Uma dica pra ter acesso ao modelo é : clica na figura que tá em anexo (ou Anexxe), salva em seu computador e passa pra um editor de imagem. Daí você aumenta ou diminui para o tamanho que desejar. Você pode pedir pra alguém numa gráfica fazer isso ou mesmo em alguma casa de xerox. Pra acessar a Chouette, clica aqui.

Coruja4

Por fim, a Patty Sloniger, do Back and lundy compartilha mais esta fofura com a gente, a Sweet Owlie Softie. Com orelhinhas e asinhas separadas, dá pra você fazer esta corujinha com as dicas da Patty, mesmo em inglês. As imagens são bem claras. Confere.

Coruja5

MOLDE SWEET OWLIE

E aí, curtiu? Quem é fã desses bichinhos agora tá mais que satisfeito, hein? Tem coruja fofa, divertida, enfim, pra cada gosto. Escolhe uma e mãos à obra! Força nessa agulha e nessa linha. Aproveita e se diverte, nê!