07 maio 2014
Artes Manuais

Feirinha Craft – Parte I

Gentchy!! Que saudade daqui!

“Quá, tava nada..” cê pode pensar, mas te juro que tava! Fiquei doida pra conversar horrores por aqui e te contar o que tava rolando, mas justamente por isso, pelo o que tava rolando que deixei o Casinha pegando poeira. Quem acompanha a Fanpage viu que aconteceu na Bahia (é que agora tô em SP!!) nesta última semana um evento bem legal. Foi a 4ª FEARC – Feira de Artesanato Conquistense, edição Dia das Mães.

Quem organiza-o é uma querida amiga, artesã de mão cheia e mó guerreira. É que a gente sabe quão difícil e cansativo é organizar um evento envolvendo muita gente. A Feirinha, como apelidei carinhosamente é uma ideia da Edinéa Gusmão que colocou o sonho na prática: reunir gente que faz arte com as mãos, promover a arte pela cidade e valorizar a produção local. Conseguiu apoio de empresas comprometidas com esta ideia, correu pra lá e pra cá e na última semana deu início a mais uma Feirinha. Ó ela toda mexicana dando entrevista! Nem imaginava que a matéria iria em rede nacional e até os amigos do sul do país iriam ver o que acontecia por cá!

Fearc4

Com o passar das edições, o evento foi crescendo, mudou de lugar, passou de uma pracinha central pra outra bem bacana, mas que tava meio xoxa. Cerca de 30 artesãos foram reunidos numa quadra de areia que deu todo um charminho pra Feira. Edinéa, ou Neinha pra mim fez questão de trazer uma cara bem gostosa pro lugar, com bancos, plantas, barraquinhas com toldos e a praça ficou uma delícia. O parque que tava meio parado foi a diversão pra criançada enquanto os pais passeavam pela Feira. Dá uma olhada no lugar no início do evento:

Fearc0

Fearc2

E ela, além de botar tudo pra funcionar, ainda levou seus bordados incríveis pra Feira. Ela costura, borda, tricota, crocheta, assobia e chupa cana ao mesmo tempo.. ai.. cansei só de imaginar.

Fearc3Eu pude participar pela primeira vez desde que mudei de área. Montei meu pequeno tabuleiro como boa baiana e fiquei por dias com amigos queridos e faço questão de apresentar alguns deles pra vocês. O primeiro é o meu pretão básico 😀 É isso mesmo, meu amigo querido, o artista plástico Chico Salles. E não, ele não é sério assim. Tá todo cheio de onda na foto 😀

Fearc5

O Chicão é um veterinário por formação e depois de momentos difíceis, achou na arte a melhor maneira de encará-los. O cara é sensacional e há anos já é reconhecido, vive pra lá e pra cá pelo Brasil mostrando sua arte em cerâmica. Ele desenvolveu traços próprios, identidade linda e a técnica de transferir seus rabiscos coloridos feitos com canetinhas pra canecas, azulejos e outras peças. Amo o Chicão e a Celinha, sua mulher. É desse tipo de gente que quando entra da minha vida, não quero que saia nunca!

Fearc6

Outro trabalho que amo é o da Mitzi Correia, uma querida amiga também. Mas amiga mesmo, dessas de conversar horrores e rir até a bochecha não reagir <3 É artista plástica em tempo integral, produz o tempo todo como uma formiguinha e também trabalha com arteterapia. Os traços dela são lindos, coloridos, alegres e acho que tem uma essência Naif, com simplicidade e sem convenções. Fora que é fera no mosaico. Fiz alguns cliques do que ela levou pra Feirinha.

Fearc7

Uma FOFURA chamada Catarina ou Dona Cata é mais uma artesã que tava por lá. Sabe aquela risada que você ouve de lá da esquina? Ela tem. E não tem quem fique xoxo perto dela. Conheci Dona Cata no Bazar Caladium, organizado pela Mitzi e bem conhecido na cidade. É uma mestre do Patchwork e toda criteriosa. Traz os tecidos do Sul e faz questão de deixar o trabalho com a cara do autêntico Patch. Um beijo, coisa linda!

Fearc8

Amanhã eu volto pra te apresentar mais gente boa que passou pela Feirinha. Além de outras novidades. É que voltei aqui pra Sampa e vou tá lá no Bazar Ógente! CLARO que vou te trazer o que vir, conhecer, as oficinas que vou participar, o pessoal que vou encontrar, minhas amigas que vou apertar enfim, o que puder sobre o evento e mais sobre esta cidade que amo!

Beijo e até djá!


20 respostas para “Feirinha Craft – Parte I”

  1. Giseli disse:

    Lindo amiga tudinho que vc falou sobre nossa feirinha linda vc é nossa princesinha … <3 saudades de tu <3

  2. Ticiane disse:

    Lindo! Me acabo nessas feirinhas! Bj e sucesso na terra da garoa!

  3. gnovais disse:

    Muito sorriso e bom gosto na Feira, para nossa alegria. Cata vai ficar feliz em vir aqui. Bjo, Eva 🙂

  4. Andrea Riserio disse:

    Quanta lindeza junta! Sou paulistana e conheci seu blog através do instagram da Ju Padilha. Desde então venho acompanhando suas aventuras por Sampa. Saiba que sou filha de baianos e admiro muito essa terra. Estarei no Bazar Ógente e espero te encontrar por lá. Bjs

    • Eva Mota disse:

      Ahhh não, Andrea! Como assim só fui ver seu comentário hoje? Oo anta eu! Vc teve por lá no Bazar? Ainn mell dells, eu eu não te apertei! POxa vida, me perdoa. Que bom que nos encontramos! E vc tem pé na Bahia fica mais lindo ainda. Um bjo e vou ter mais atenção agora quando for pra Sampa de novo! Um bjão! <3

  5. Yara Aguilar disse:

    Aiiiiiiiii tava “aguniada”!!!!!!!
    Mas,sabia que era por causa da Feirinha…
    …que por sinal da vontade de sair comprando tudo,cada coisa de doer o coração de ver !
    Eu num lugar desses ía sair falida !
    Bijus!

  6. Edinéa Gusmão Bittencourt disse:

    Quanta gentileza e belezura meu Deus !!! Foi um prazer compartilhar meu espaço com essa morena linda,cativante,simpática e muito talentosa ! A FEARC só cresce com participantes iguais a você ! E dezembro vem aí pra “nois” apresentarmos mais belezuras para o nosso povo ! Conto contigo ! Um grande beijo,e aproveite a viagem !

    • Eva Mota disse:

      Neinha querida! Obrigada pela confiança e generosidade!Obrigada também pelo apoio sempre! Pode contar comigo e avante Fearc! Coisa linda assim só cresce! Um bjo grandão!

  7. Ô, Eva! E cadê as fotos das suas coisas que eu não vi? Ou tô cega? hahaha

  8. Giovanna Bacelar disse:

    A Feirinha estava maravilhosa! Parabéns a todos os artesãos!

  9. Adorei sua matéria sobre a nossa feirinha, a Fearc. Principalmente pelo carinho ao descrever alguns colegas. Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *