24 de março de 2015

La Petite Épicerie – Roteiro artesanal em Paris

em Roda, menina!

Pessouualll!!

Já cheguei te gritando, hein? Como boa empolgada, eu não ia começar esse post sem as minhas boas e velhas exclamações. Uso muito, sem vergonha e têm horas que elas não representam nem a metade do que tô sentindo. Tu sabe que tô rodando sempre que posso por aqui em Paris, olhando pra outras coisas que não sejam aquelas dos roteiros turísticos ou que os guias quase obrigam a gente a consumir. E em minhas andanças pelo Marrais, meu kiridjinho <3 passei em frente a uma lojinha. Meu coração quase parou. Ela tava fechada e não consegui conhecer, mas só de fora tinha visto que tinha o universo que gostava ali dentro.

Depois de mais um tour pelos blogs de decor daqui, descubro a La Petite Épicerie ou “A Pequena Mercearia” e me apaixonei. No outro dia fui lá conhecer. As meninas que trabalham na Petite são super simpáticas, fui recebida por Emilie e a gente logo foi conversando. E eu fotografando. (Se quiser conhecer mais a equipe, clica aqui, ó)

1.jpg

Depois do sucesso na internet com o blog e loja virtual, o casal responsável pela ideia abriu uma loja física no bairro Marrais. Um verdadeiro paraíso para quem gosta das “Loisirs créatifs” ou atividades criativas. Parte do material é voltada pra quem trabalha com modelagem, desde o material até às ferramentas. Mas tem tecidinhos, equipamentos de costura, feltro, embalagens, carimbaria, lã e muita, muita coisa legal!

2.jpg

2

5

Papelaria, canetinhas, artigos fofos pra decor e também pra acessórios! Uma bancada que você mesma “se serve” dessas maravilhas!

6

7

E aqui, as pulseirinhas trançadas ganharam o nosso nome. E já vi em muitos lugares por aqui <3 As crianças adoram.

9

O projeto de interiores é simples, aconchegante e prático. Em madeira clara, os móveis são retos e bem divididos pra receberem as miudezas. O piso laminado também é em madeira de cor suave. Janelas grandes e luminárias pendentes ajudam a deixar o lugar ainda mais iluminado. E falando em luminária, ó pra essa com cúpula em papel pra decoupage!

11

O balcão também recebe produtos.

8

E ao lado, um espaço separado para os oficinas fez meu coração vibrar ainda mais.. Todo final de semana há cursos. O participante paga um taxa de inscrição e escolhe qual técnica que aprender. Os cursos se repetem e com isso, o aluno pode participar de todos se quiser.

10

Aí ainda tem um banheirinho pra auxiliar nas atividades. Aí, repara, eu dooiida pra participar, peguei logo a agenda de cursos e me inscrevi em um que seria oferecidos pela dupla Hèléne e Julien, do blog Heju. Blog que sem dúvida, tem sido um dos meus preferidos daqui. Só vou te deixar no gosto sobre o trabalho deles com essas fotinhas aí embaixo, porque vou voltar só pra falar do Heju.

13

Foto: Heju

No curso oferecido por ele,  trabalhamos com modelagem, o que foi muito bom pra mim. Lidar com matérias e técnicas diferentes das que tô acostumada e ainda vislumbrar possibilidades de criação pro futuro da minha lojinha. A turma foi bem humorada e eu adorei <3 Quero muito poder participar de outros.

17.jpg

Hèléne e Julien são muito, muito legais. Simpáticos, simples e comunicativos. E sempre que dava, parava pra conversar com a gente. Comigo, então… Nem se fala, porque pergunto tudo, até o signo, se deixar, e ainda finjo fazer um mapa astral.. 😀 Eles são arquitetos, designers e adeptos do faça você mesmo. É muito bom poder conhecer gente com as mesmas afinidades, mas vindos de universos diferentes. 

Esse é o primeiro post desta tag que quero usar, pessoal, a Roteiro Artesanal em Paris. Com lojas e lugares para artesãos, costureiras e quem trabalha com manualidades. Tinha visto algumas dicas em blogs. E vizinhos e vizinhas queridas que me visitam aqui no blog também tem deixado suas contribuições, mas têm coisas que só batendo perna pra achar e fuçando com calma, como foi o caso da La Petite. Pretendo deixar por aqui, tudo junto, pra compartilhar e facilitar pra quem estiver visitando ou morando em Paris, tá certo? Ah, e pra saber mais sobre a La Petite Épicerie, tem o site. E aqui, a lojinha fica no Marais, 74, Rue de La Verrerie, 4º arrondisement.

14

Bisou!