19 de março de 2014

Meu Ateliê. Parte II

Em Decoração

“Misericórdia, cês viram o quarto daquela menina?” “Creinndospai, será que tem jeito, gente?” Aposto que depois de ver o post de ontem, você pensou isso, não foi? 😀 Mas tudo tem jeito, minha gente! E um jeito bem lindo por sinal. Conforme prometido por esta pessoa que vos fala: tem mais do meu cantinho. Sei que muita gente se assustou com tamanha bagunça, né? Eu também hahaha. Não sou o maior exemplo de organização, mas como cri cri, sempre consegui manter meus espaços em ordem. Ei. Tá, tá, pode parar de rir aí. Ei, sério, tem vergonha não, é? 😀

Desde nova tinha ao menos uma mesinha minha. Enquanto dividia quarto com a minha irmã, era mais difícil. Mas quando passei a ter meu quarto, lá estava a minha mesinha, com frufrus, agendinha, tabela de atividades, tudo do meu jeito. Mas precisava refazer este cantinho agora do apê. Eu penso que foi preciso mesmo partir do zero pra organizar tudo de novo. Tirei tudinho do lugar e fui durante dias, separando, encaixotando, catalogando, analisando. Queria olhar de novo pro espaço vazio para as ideias novas aparecerem. E elas vieram. Entonces, vou te mostrar o que fiz pra aquele lugar se transformar no meu cantinho. Simbora!

Depois de pintar as paredes, fui dar um jeito nas bancadas. Não tinha passa fio, esses buracos que facilitam horrores a vida de quem trabalha com máquina, ferro, notebook, cola quente, tudo ao mesmo tempo. Daí eu mesma abri com a furadeira e com uma “serra copos”, este tipo de lâmina típica pra furos que se adapta à furadeira. Abri dois furos de 2″ , limpei a sujeira e encaixei o passa fio de plástico:

Passafio

Mais uma demanda concluída. Depois, com a parede sequinha, coloquei cada caixinha de fruta no lugar e montei minha nova estante. Arrumei caixinhas de papel, de plástico, latas que antes eram rosa e azul, agora vermelhinhas. Na nova estante ficam as linhas, ferro de passar, pastas de molde, cortadores, pincéis, sianinhas e muitos outros itens pequenos. Já o armário lateral, estreito e comprido, recebeu todos os cortes de tecido e feltro, tudo foi dobrado e rearrumado. Um a um. Além de espuma, manta acrílica, minha prancheta de desenho e outros artigos de Design, enfim, o mais volumoso.

Eram 10 caixotes de fruta para a estante, mas usei 8. Uma foi parar no banheiro de marido vulgo, social e a outra reaproveitei fazendo uma pecinha pra apoiar livros e equipamentos embaixo da bancada. Virei-a no sentido vertical, comprei 4 rodízios transparentes. Medi tudinho e coloquei os rodízios com freio na frente e sem freio atrás. Pra facilitar, dei uma batida de leve no parafuso. E depois só foi encaixá-lo direto na peça:

Post11 copy

Ganhei uma pecinha na altura certa pra apoiar estabilizador, transformador (minha máquina é 110w), modem e roteador. Além de ter onde colocar os livros e revistas que mais tenho usado nas últimas semanas. Mais um check in na lista!

Com a estante já organizada, faltavam os últimos detalhes da bancada. Minha máquina (Singer Brilliance 6180) já tinha sido limpa, lubrificada e já estava no lugar toda bonitinha, entupida de adesivo de coração e junto da minha caixinha de música de máquina de costura que ganhei de uma amiga queridona. Organizei porta lápis, lápis de cor, canetinhas, bloquinhos, arrumei as gavetas, reformei mais pecinhas e pus no lugar mais coisinhas (como essa moringa linda que outra amiga que amo me deu. Eita que eu tenho amiga massa, né? Ouviu, Dinha? Amo-te!).

Post20

Saí distribuindo botões pra dar charminho em tudo. Minto, quase tudo. Meu telefone verdão garimpado da Benedito Calixto também ficou frufruzento com botões. Não colei, preguei-os com fita banana. E as tachinhas do painel de cortiça que também teve a moldura pintada de púrpura, receberam mais botões grudados com cola quente. Detalhes da bancada: check in!

Post25

Aí comecei a organizar os adereços das paredes pra entrar na reta final. Tinha poucos quadros pro ateliê. Queria algo que olhasse e me dissesse algo. Que tivesse significado. Então, na parede acima da máquina está o quadrinho que fiz com o bordado da minha vovó Dete.

Ele foi escolhido pela Dani, do querido Banana Craft como um dos destaques do Flickr de uma determinada semana. Eu fiquei com o coração radiante. Já falei que o Banana foi o primeiro blog que tive acesso no universo craft, né? Não podia ter ficado mais feliz. Valor maior não há.

Post29

Pela parede também tem mais Kokeshis: as que ficavam na gaveta, ganharam lugar de destaque: forrei alguns oratórios que tinha aqui com tecido e coloquei-as. E sabe os círculos que saíram dos furos da bancada? Apois, fiz um palquinho pra Kokeshi menor, forrando-o com tecido. Aí é uma terapia, a gente fica livre pra criar, cortar, colar… Delícia!

kokeshi

Fui colocando também pequenos itens que reformei, como a gaiolinha que virou luminária, presentes, como este coração bordado com miçangas e a Frida, mimos de viagem e do meu amorzão <3.

Post21

Na mesma parede tá o quadro que fiz com um pôster que também garimpei na Benedito quando fui a Sampa em janeiro. É que ele me faz lembrar esta viagem que amei e o encontro com uma amiga muito querida que fiz, a Ju Amora. Quando entrei no cantinho da Ju, foi a primeira coisa que vi. Logo, quando lembro da gente,  a primeira imagem que vem à cabeça é o pôster do Woodstock. Tem todo o sentido pra mim.


” E essas flores de papel que eu tô vendo aí, ninha?” Relaxa que te explico. Por enquanto não queria mais quadros, mas queria mais cor. Queria deixar o ambiente mais colorido, vivo e lúdico. A grana já bem curta me fez pensar em flores de papel. Já via algumas referências pela rede há tempos e pensava nisso. Não queria esperar uma festa ou algo assim pra fazer, então, resolvi colocar algumas no ateliê e gostei, aliás, amei o final.

Flores

Pronto, minha gente, tudo no seu lugar! Quem diria que aquele caos encontraria a ordem? Foram semanas fazendo cada coisinha, pintando, dando várias demãos, esperando secar. Refazendo, cortando, colando. Mas não sosseguei o facho até ficar do jeito que queria. Adorei a paleta de cor, que no início achei até não usual, mas ficou a minha cara. Tenho o lugar que preciso feito quase todo por mim e isso me deixa radiante.

Post24

Post23

31c

E  você achou o que aí do outro lado, gostou? Tomara que sim. Amanhã tem um PAP surpresa, tá bom? Te aviso (então não é surpresa né? hahah :D)

Beijo de amor e satisfação imensa!