02 mar 2016
Design de interiores

Piso vinílico ou de linóleo estampado

Não apenas como entusiasta, mas também como designer de interiores, penso que o piso é uma importante e em alguns projetos, uma das mais importantes partes da decoração. Atua como um elemento por ora neutro, por ora ator principal. Requer ser de um material bom, por motivos bem claros. Porcelanato, laminado de madeira, cerâmica, borracha, vinil, linóleo, cimento queimado… São diversos os tipos. Mas o piso também entra no grupo dos itens que podem ser substituídos por versões mais econômicas e tão resistentes quanto outras opções. O piso vinílico e o linóleo são os exemplos de hoje.

O piso vinílico não é recomendado para áreas molhadas porque é aplicado com uma cola, ou seja, água demais ou vapor podem ajudar a soltá-los. Mas tanto pra áreas residenciais e comercias, estes tipos de pisos são produtos já há bastante tempo utilizados em projetos, principalmente pra substituir o laminado de madeira ou cobrir aquele piso já velho, em porcelanato, cimento, estragados. Ou pode ser uma opção para espaços alugados já que pode ser retirado. Os vinílicos são feitos de resina de vinil (PVC) é um plástico reciclado que imita madeira. É bem prático, hipoalergênico, fácil de limpar, a acústica do lugar melhora com ele, é texturizado e não deixa mesmo a desejar. Podem ser encontrados em lâminas ou em mantas, peças mais largas e mais compridas.

Já os pisos de linóleo foram desenvolvidos há mais de cem anos na Inglaterra e diferente do vinílico é feito com matéria-prima renovável, como juta e até óleo de linhaça, são biodegradáveis. Podem ser encontrados do tipo adesivo em quadrados. São ótimos pisos pra área de dança.

Ambos não podem ser aplicados por cima de outro piso de madeira ou laminado e o bom é que contrate alguém especializado pra fazer a preparação adequada do piso que vai receber o material. Fazer um bom contrapiso é mesmo fundamental. Os padrões são já conhecidos por parecerem madeira, mas os estampados chegaram no mercado há um tempo e estão cada vez mais bonitos! Alguns modelos, só fora do Brasil mesmo. Mas fiz uma seleção pra gente, a partir de agora, dar mesmo muita atenção ao piso de um ambiente.

Este vinílico em quadrados são perfeitos <3 Um ambiente com ele pode ser bem neutro ou em tons pastéis pra ele reinar absoluto!

1a

Aqui um exemplo do que falo. Cozinha toda branca, madeira e toques de cor com um piso preto e branco saindo do tradicional dessa combinação.

5a

Esta marca tão colorida é nova iorquina, mas no Brasil se encontra padronagens bem legais. Talvez um tanto mais sóbrias ou próprias pra espaços infantis, mas há. Outro exemplo de preto e branco feito pelas meninas do A Beautiful Mess foi aplicar o vinílico em adesivo, quadrado, mas cortado na diagonal pra fazer este desenho. Além de bonito é econômico já que uma peça se divide em duas.

9a

Olha que lindeza! Paredes e quase tudo bem neutro e este pisto lindo. Super adotaria.

2a

E os mesmos pisos podem ser revestimentos e ir pra parede.

Julia Lynn Photography

Como também pra móveis. Só é aplicar com a cola especial como mando fabricante de cada marca quando ele não for do tipo piso adesivo.

111

13a

A depender da paginação (a posição e orientação de como o piso é colocado) um ambiente pode aumentar, alongar, diminuir.. E com o piso vinílico todas estas opções são bem possíveis também.

8a

6a

Que charme este restô?

11a

Aqui neste banheiro foram usados tanto o vinílico em lâmina quanto o linóleo em desenhos hexagonais adesivos, olha que efeito bonito…

7a

Mais um efeito geométrico interessante.

10a

Estes imitando ladrilhos já nos são bem conhecidos e por aqui há também em outras opções como em porcelanato e cerâmica.

4a

A partir de agora vamos pensar na decor do piso ao teto, beleza? E me diz o que achou, esquece não, meu bloguéénho adora comentários, um beijo!

Fotos dos pisos da designer nova iorquina Mirth Smith

 

 

 

 

 

 


4 respostas para “Piso vinílico ou de linóleo estampado”

  1. Juliana Amado disse:

    Como não morrer de amores por esses pisos? Acho que o meu preferido foi o da cozinha acima da foto das meninas do A Beautiful Mess.
    Beijos

    • Eva Mota disse:

      Não é, Ju? É cada um pra morrer de amores e tentar colocar nos projetos do clientes 😀 Pena que por aqui não encontra :/ Ainnn eu ainda não sei qual virou xódo! 😀 😀 Bj grande!

  2. Paulinha Amorim disse:

    Olá Eva, tudo bem?
    Você sabe onde posso encontrar nesses modelos aqui em SP? Só encontro os básico que imitam madeira 🙁

    Um beijo.

    • Eva Mota disse:

      Oi, Paulinha! Tudo beleza por aqui e contigo?
      Mulher… Como não sou de Sampa, fico sem saber te dizer onde encontrar por aí e também por saber que em nenhum lugar do Brasil há opções tão bonitas quanto essas. Mas sei que a marca Tarkett têm algumas opções. Talvez se você buscar a marca pelas redes e ver os pontos de venda dela, encontre algo que te agrade. Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *