23 de novembro de 2015

Reformando um escorredor de prato velho

em DIY

Sigo acá, amore mios, fazendo as coisinhas aos poucos na cozinha, enquanto seguro o turbilhão de outras coisas + projetos de design + estudos + montar negócio + organizar outros + cuidar do meu estômago onde agora mora uma hérnia chata + tantas outras coisas.

Já te mostrei a parte mais demorada, pintar a geladeira. Ainda não viu? Relaxa, clica aqui pra ver o PAP mais que completo do meu amóór amarelo.

26

Há quase quatro anos, quando compramos o apê, logo de cara pensei que a cozinha deveria ter a geladeira vermelha. Mas sendo uma cozinha corredor minúscula, com móveis e eletros que só podem ser distribuídos em um lado só, pensei que o excesso de vermelho ia me cansar em breve. O amarelo, por mais chamativo que seja, ainda esfria mais que o vermelho esquenta.

Sendo assim, pensei em transferir o vermelho para objetos: escorredor, prateleiras, o cesteiro que quero fazer e etc. Mas quando reconheci que pratos e outras louças que tenho já são em vermelho, desisti. E agora? Qual cor, pra tirar tanto branco, mas também não pesar, não fechar o ambiente tão pequeno? O clássico azul. Mas clarinho, céu, bem discreto. Comecei pelo corredor branco, velho e com partes enferrujadas.

O princípio foi o mesmo da pintura na geladeira. E se você quer testar antes de pintar uma peça tão grande quanto uma geladeira, vale à pena lançar mão de um escorredor, cesta ou qualquer outro acessório em metal. Como a peça é pequena, escolhi a tinta em spray, o esmalte sintético à base de solvente.

Como aqui não tem espaço, preciso forrar tuuudo por conta do pó que o spray solta. Depois disso, limpei com Álcool todo o escorredor. Tive ajuda da minha bebê caçula, a Amora 😀 <3

1

Em seguida, apliquei o desengripante em spray, o Tira-Ferrugem, já falei dele no mesmo post da geladeira. Lixei as partes enferrujadas, limpei novamente.

2

Cobri com fita adesiva as partes que não iam ser pintadas, como as bases de plástico de cada perninha.

3

Pra cobrir a parte escura enferrujada, dei uma demão de tinta em spray branca, assim como fiz nas partes da geladeira, lembra?

5

Em seguida, comecei a pintar na cor Azul Céu. Pra pintar com spray, aprendi que o segredo é paciência e distância. Cerca de 30cm mais ou menos do objeto a ser pintado. A primeira camada, só o pó, coisa bem pouca. Aí depois vai seguindo com as outras camadas até cobrir tudo. Comecei por baixo pra facilitar o manuseio.

6

E só! Duas demãos, um acabamento perfeito e resistente, sem verniz, o escorredor ficou pronto, colorido na medida certa pra receber os acessórios vermelhos. E o que é melhor, novinho em folha!

8

O azul céu, frio, delicado, contrastando no ponto certo com o vermelho e o amarelo.

9

E a escolha de uma cor mais fria também foi necessária porque vão vir aí adesivos nos azulejos, escolha suuuper procurada pra cozinha. Mas não quero tipo azulejo português. Te mostro um que ganhou meu coração em breve. Beijo!

7