11 maio 2016
DIY

Transformando uma pecinha em um roupeiro

A possibilidade de criar móveis criativos com peças reaproveitadas ou econômicas me fascina. Sem dúvida é uma das coisas que mais gosto na decoração com a qual trabalho! Ainnn que massa! Ok… ok… se deixar coloco mais exclamações e a empolgação… ah, minha gente, essa vai longe 😀

Resolvi compartilhar esta ideia que reúne reaproveitamento com criação prática de um roupeiro e pensei nas variações também. No tutorial abaixo, uma pecinha tipo nicho com prateleira foi usada para a base do roupeiro. Mas não precisa ser uma igualzinha. Dois caixotes empilhados, dois nichos menores um em cima do outro, até um pequena mesa, ou um pequeno “rack” pra televisão. Adaptar no processo criativo é outro gostoso desafio e faz nascer resultados ainda mais autênticos.

Neste passo-a-passo em especial, o material usado foi:

Uma peça pra base tipo nicho do tamanho que você escolher

4 hastes de madeira de 28mm de diâmetro e 2 metros de altura

1 haste de madeira de até um metro de comprimento

Uma placa de madeira medida a partir da peça base. Com 30cm a mais pra cada lado

2 tiras de couro de 40cm de comprimento por 5cm de largura

Broca chata pra madeira de 32mm 

Parafusos de até 2cm e anilhas

Este tipo de criação requer ferramentas como serra tico-tico, furadeira, nível e outros itens que quem já é adepta ou adepto das criações manuais com madeira pode ter. Mas vale à pena pedir emprestado, fazer mutirão com aquela amiga que tem, com o amigo jeitoso e curtir esta manualidade. Então tá, sigamos.

O primeiro passo é medir a altura da peça e marcar, cerca de 3cm abaixo da borda do móvel e acima do fim do móvel, esta altura nas hastes. Repara a foto:

1

Pra facilitar, os furos devem ser feitos antes na madeira pra ela não escorregar e em seguida, fixar no móvel.

2

A placa de madeira agora deve ser marcada assim: encostando a madeira por dentro da estrutura, delimitando as larguras das hastes e deixando cerca de 5cm pra cada lado.

3

4

Com o limite feito na prancha de madeira, é hora de fazer um rasgo onde mais tarde as hastes vão entrar. Antes, seguindo as medidas abaixo, um molde deve ser riscado. Você pode seguir este molde aqui:

11

Observa que as medidas estão em milímetros, então, 100mm vira 1ocm, 68mm, 6,8cm e assim vai. O molde vai ser riscado retangular mesmo, pra depois ter as pontas arrendondadas com uma broca chata pra madeira. Depois do desenho pronto, é preciso furar as duas extremidades com a broca e a partir delas fazer o rasgo.

5

Rasgo feito é hora de juntar as bordas das fitas de couro, deixando transpassar 3cm de uma ponta pra poder prender com o parafuso e anilha. Com a alça fechada, vamos fixá-las a 5cm do rasgo.

6

Depois daí é só encaixar as hastes nos rasgos. Pela própria abertura das hastes, a tábua vai encaixar em um determinado ponto, observa. Mas mesmo assim, é necessário medir o nível pra checar alguma inclinação e fixar um parafuso fininho no limite por baixo da tábua, como na marcação pontilhada. Nas alças, encaixar a haste menor. Se sobrar excesso dela, dá pra cortar com a serra.

7

 

E cabô!

12

10

Olha que roupeiro que ficou lindão?

9

Esse é mais outro projeto pra lista de execução. E você gostou, hein? Cadê tu que nunca mais apareceu aqui nos comentários? Me diz o que achou, se quer mais tutoriais assim, assado, bora papear porque eu adoro, minha gente, oxente! Um beijo!

Tutorial e foto via.

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *