22 de setembro de 2015

Um apê bem resolvido e arrojado

em Hometour

O projeto é de um escritório fodão  de São Petersurgo, na Rússia. Tudo é feito por grupos de arquitetos, designers de interiores, de produtos, artistas, fotógrafos e até filósofos. Eles defendem que as respostas para muitas perguntas podem ser encontradas na fronteira entre o conhecimento lógico e a intuição. Os ambientes nascem de todos estes questionamentos, de um profissionalismo e técnicas bem arrojadas. É, minha gente, adoro descobrir coisas assim, porque Design de Interiores é muito, muito mais que projetar um ambiente. Os trabalhos contam com influências profissionais do mundo todo, então não é só inteligente, intuitivo, mas internacional, interativo, interdisciplinar.

Projetado há dois anos em Moscou, este apê de 45 metros quadrados, de uma jovem solteira se divide em uma sala de estar, cozinha, área de dormir e uma pequena varanda. Na Europa chamam de estúdio (e tava morando em um há um mês, lembra? <3) e se bem projetados, conseguem resolver o problema de armazenamento, fruição, iluminação e tudo mais. A opção de ampliar o ambiente por meio de cores claras foi usada. Mas nem por isso é frio. O tijolinho branco por todo o apê traz aconchego, assim como o tapete de fibra e madeira nos móveis e piso.

1aA sala de estar é dividida por mais uma parede de tijolinho branco e o balcão da cozinha americana. O janelão ilumina bem e observa que é o mesmo piso por todo o lugar, até a cozinha. E olha como é o quarto?

2aO quarto fica onde eles denominaram “pódio” construído em madeira clara. Morri de amores. Mas a opção não é só esteticamente boa, mas também útil, já que o pódio recebeu gavetões pra armazenar peças com grandes volumes. Iluminação com fios soltos e ganchos. E o detalhe pra o varão da cortina…

3aEscrivaninha com tábua desgastada e cano de ferro.

5aUm armário embutido pequeno e em vez de portas, cortina. Adoro esta opção e vejo como é bastante utilizada, principalmente em projetos fora do país.

4aVoltando pra sala, entramos também na cozinha. E este espaço é simplesmente sensacional. O apê é pequeno, mas a cozinha foi super bem aproveitada, ganhando um pequeno bar que também é balcão americano e se torna um lugar mais que agradável pra receber. Madeira os armários superiores, nichos embutidos, tinta lousa na lateral e bancos Tolix em metal na cor verde menta.

9aAi, minhanossassinhora, lindo demais!

8aEm frente, o resto da cozinha. Tudo planejado pra caber no espaço, marcenaria de linha reta, bancada clara e esse revestimento colorido na parede.

7a
 Fios de lâmpadas, um pôster e um toque de despojamento.
6a
 No banheiro, a casadinha que é sempre boa, cinza mais amarelo. Luzes difusas por trás do espelho, mais um pôster e toques de descontração com o revestimento que é um jogo de palavras.
13a
12a
E por fim, a mini varanda que fecha o projeto afirmando o charme, o arrojo e a delicadeza do lugar. Os livros foram parar nas prateleiras em madeira e cano de metal junto com as plantas.
11a
Os puffs são caixas de metal utilizadas pelo Exército e encontradas em brechós. Restauradas e customizadas, ganharam futtons e ficaram ótimas. Luminária “Faça-você-mesmo” com vidrinhos de conserva. E ainda tem uma bancada dobrável em madeira pra refeições.
10a
Me apaixonei pelo projeto, por todo o espaço, pelas ideias e opções! Baita inspiração. Até o próximo Home Tour!
Projeto e Fotos: Int2