Um apê cheio de colores

Como passei recentemente pelo Urugas e adjacências 😀 😀 fiquei com o sangue latino pulsando pra mostrar algum lar dessa América pra lá de curiosa e colorida. Te contei em mais de um post como essa viagem foi boa. Inesquecível mais uma vez. E claro que prestava muita atenção na estética do lugar, desde casas às roupas…
Daí topei com o lar da Andi, uma socióloga da Argentina. Repara que lar!
A Andi mora neste apê há seis anos no bairro Caballito em Buenos Aires.
Um piso escuro de tacos impecáveis, paredes claras, muitos detalhes coloridos e plantas a gente encontra no apê da Andi. Mas talvez uma coisa tenha me chamado atenção neste canto da Andi nasce de um questionamento que vem justamente de uma onda que observo há tempos pela redes: de casas entulhadas, entupidas de detalhes, sem nenhum “respiro”. Pra quem gosta é ótimo, mas por mais adepta das lembranças e decor com afeto, gosto de um ambiente equilibrado, principalmente se ele for pequeno, no meu caso. Observa que a casa dela é mesmo cheia de coisinhas, mas tudo tem um lugar, não sinto o lugar poluído.
E essa estante de livros… Prestes a construir uma aqui <3
Lâmpada como vaso de planta, caminho de mesa de rolinho de papel (ou tecido), bastidores na lateral do móvel..
Os móveis são todos usados e ela conta que todos os quadros são imagens de internet que ela mandou imprimir. O quarto afirma uma postura de Andi, de amar cores e ter horror ao preto, até em pequenas partes quase imperceptíveis como no viés de um tapete do quarto que foi retirado justamente por não gostar da cor.
Há plantas por todos lados e claro, pelo quarto também.
Retrô, vintage, um quê de kitsch se misturam por aqui com equilíbrio e beleza.
E ela também tem um cantinho da costura.
E todo cantinho, todo mesmo, há uma planta. E ela diz que não abre mão do ritual matinal sagrado: o de molhar as plantas. Te entendo, migs, também amo regar as plantas e ó que tenho poucas…
A cozinha pequena, com toques de cores fortes e sem bagunça.
Apaixonada pela cozinha! E saca as luvas reaproveitadas? Só é costurar tecidos ou viés nas bordas e aplicar imãs pra virar porta-treco, genial!
Além de adorar regar as plantas, a Andi não se incomoda em varrer, mas não suporta lavar os copos que estão expostos, por isso o cuidado. Como são mais de 300 apartamentos neste prédio, ela topa com todos os tipos de vizinhos e que o do andar de cima dá o maior trabalho. Também te entendo, colegue, tenho vizinhos péssimos, ô azar. Mas nada que uma rotina pra lá de gostosa não melhore e também, cozinhar pasteis e tortas de berinjela, humm…
O banheiro é outra coisa fofa cheia de cor:
O apê da Andi é maravilhoso e conta por meio de tantos detalhes, um pouco da história e dos hábitos de quem mora. E ainda, te convida pra brincar, já que muitos dos objetos que estão espalhados pelo lugar, são brinquedos retrôs que atrai todo mundo que a visita pra um clima de descontração e permissividade. Porque é bom se perguntar ” Porque não?” de quando em vez! Beijo!
Fotos e informações via Casa Chaucha.